• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Heading 1 Here:Enter the heading 1 description here.Go to blogger edit html,find these words and replace it with your own description ...
  • Heading 2 Here:Enter the heading 2 description here.Go to blogger edit html,find these words and replace it with your own description ...
  • Heading 3 Here:Enter the heading 3 description here.Go to blogger edit html,find these words and replace it with your own description ...
  • Heading 4 Here:Enter the heading 4 description here.Go to blogger edit html,find these words and replace it with your own description ...
  • Heading 5 Here:Enter the heading 5 description here.Go to blogger edit html,find these words and replace it with your own description ...

Páginas

                                                                                                                                         

domingo, 15 de maio de 2011

Giro pela Europa - Espanha

Postado por Aldir Junior de Sales Gomes às 22:43


Que La Liga seria dominada pelos gigantes Barcelona e Real Madrid, ninguém duvidava. O Barcelona mostrou novamente o porque é tão venerado no mundo todo. Com Messi, Iniesta, Xavi, Daniel Alves e a chegada de David Villa ao ataque, o time catalão não deu chance para seus adversários desde a primeira rodada. Com apenas duas derrotas (Hércules em casa e Real Sociedad fora), o Barça tinha a possibilidade de alcançar a pontuação centenária, mas com os empates nas últimas rodadas acabou deixando essa marca histórica escapar.

Quem não lembra da goleada por 5x0 contra o Real Madrid no primeiro turno? Pois é, o time da Catalunha parecia estar sem freio, mas com o final da temporada chegando, uma série de quatro partidas contra o Real Madrid (Campeonato Espanhol, final da Copa do Rey e semi-final da Champions League) escancarou um problema no time, o elenco. Com as lesões de alguns jogadores, principalmente na zaga, Pep Guardiola teve de se virar para armar o sistema defensivo nos momentos mais importantes, mas soube superar, e com os tropeços do time novo do Real Madrid acumular vantagem importante na Liga para garantir o título com antecedência.

O fato é que o Barça conseguiu inclusive vencer em jogos que se desenhavam complicados em vários momentos, e isso, o futebol para frente, bonito, de gols, aliado ao futebol de resultados faz o Barcelona o time que todo mundo queria ser.

O Real Madrid com certeza subiu de patamar com a chegada de José Mourinho ao comando do time. Um exemplo dessa evolução é que o Real conseguiu, depois de muito tempo, passar das oitavas de final da Liga dos Campeões, chegando até as semi, perdendo para o rival Barça. Embora a campanha no campeonato seja inferior da última temporada, se tornou muito mais consistente e vencedor. Não só ganhando jogando muitas vezes um futebol “sem sal” como antes, mas jogando bem e goleando adversários menores. Na próximas temporadas, com a manutenção de Mourinho, talvez o Real Madrid possa fazer frente ao Barça.

Na outra liga, como foi chamado o campeonato espanhol entre os outros times sem contar Real Madrid e Barcelona, o Valencia pode ser considerado o “campeão”. Mesmo sem David Villa e David Silva, negociado no início da temporada, a equipe conseguiu fazer uma ótima campanha dentro de suas possibilidades e garantiu mais uma vez sua presença na Champions League com antecedência.

O Villarreal também sobrou na quarta colocação, e era inclusive, o favorito para a o terceiro posto, mas tropeços em momentos decisivos quando teve de dividir as atenções com a fase mais aguda da Europa League, aonde foi semi-finalista, fez o submarino amarelo perder rendimento e terá de disputar a fase pré da próxima Champions.

Na disputa pelas vagas na Europa League, Sevilla, Atlhetic Bilbao e Atlético de Madrid já carimbaram o passaporte para o segundo maior interclubes do mundo. Sevilla e Atlético de Madrid de campanhas inconstantes e o Bilbao tentando ressurgir após várias temporadas brigando contra o rebaixamento.

Por falar na luta contra o descenso, essa promete e muito para a última rodada. O Almeria e Hércules já estão de malas prontas para a segundona, mas Mallorca, Real Sociedad, Osasuna, Getafe, La Coruña e Zaragoza chegam a rodada derradeira ameaçados. O Zaragoza é quem chega ocupando a posição desagradável do rebaixamento, mas curiosamente todos os times dependem de si para escaparem da degola, pois teremos Zaragoza x Real Sociedad fechando o campeonato.

No segundo nível do futebol espanhol, o Bétis e o Rayo Vallecano já garantiram suas voltas a Liga BBVA da próxima temporada. Voltaremos a ter o grande clássico de Sevilla, Sevilla x Bétis. A outra vaga para primeira divisão estará em disputa por Granada, Celta de Vigo, Elche, Valladolid, Xerez, Alcorcón, Cartagena, Recreativo  e Girona ainda tem chances matemáticas.

O tradicional Albacete e o Ponferradina já estão rebaixados, já Tenerife, que esteve na primeira divisão há pouco tempo, está seriamente condenado a disputa da terceira divisão na próxima temporada.