• RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Heading 1 Here:Enter the heading 1 description here.Go to blogger edit html,find these words and replace it with your own description ...
  • Heading 2 Here:Enter the heading 2 description here.Go to blogger edit html,find these words and replace it with your own description ...
  • Heading 3 Here:Enter the heading 3 description here.Go to blogger edit html,find these words and replace it with your own description ...
  • Heading 4 Here:Enter the heading 4 description here.Go to blogger edit html,find these words and replace it with your own description ...
  • Heading 5 Here:Enter the heading 5 description here.Go to blogger edit html,find these words and replace it with your own description ...

Páginas

                                                                                                                                         

domingo, 15 de maio de 2011

Giro pela Europa - Alemanha

Postado por Aldir Junior de Sales Gomes às 22:32

Com o mesmo líder desde a 8ª rodada, a Bundesliga conheceu seu campeão no dia 30 de abril, quando o Borussia Dortmund derrotou o Nuremberg, em casa, por 2x0, e viu seu rival mais próximo na briga pelo título, o Bayer Leverkusen, cair diante do Colônia por 2x0. O título veio no momento de maior relaxamento da equipe amarela. O Dortmund perdeu para o então lanterna Monchengladbach e Werder Bremen, diminuindo a sua vantagem para o Leverkusen a 5 pontos, o mais próximo que conseguiram chegar da extraordinária equipe de Lucas Barrios, Levandowiski, Kagawa, entre outros.

Sem adversários, o Borussia passeou pelo Campeonato Alemão, voltando a levantar a “salva de prata” após 9 anos sem a conquista. Na última rodada, o Dortmund derrotou o Frankfurt por 3x1 e fez uma festa muito bonita com seus jogadores e torcedores homenageando o ídolo do time, o brasileiro Dedê, que após 13 anos no clube, anunciou que deixará a Alemanha para voltar a jogar no Brasil.

O Bayer Leverkusen caiu em sua “cisma” de não ganhar novamente. Quando teve a oportunidade de diminuir ainda mais a diferença para o Dortmund, acabou tropeçando. Mas a temporada não pode ser classificada como negativa para a ex-equipe do técnico Jupp Heynckes, que deixa Leverkusen para comandar novamente o Bayern Munich. O Bayer volta a Champions League depois de 7 anos afastado da maior competição interclubes do planeta.

Já o poderoso Bayern Munich teve uma temporada péssima, mas poderia ser pior. O time que sempre namorou em ficar de fora até da Champions League acabou conquistando o terceiro posto nas últimas rodadas, o que lhe dar o direito de jogar a pré-Champions. O título não veio, mas com novo comandante, os bávaros tem tudo para se reestruturarem na próxima temporada.

As boas surpresas ficaram na zona de Liga Europa. O Hannover e o Mainz se superaram durante a temporada e conquistaram o grande feito de irem a Europa na próxima temporada. O Hannover deixou escapar nas últimas rodadas a vaga na Champions League, mas a quarta colocação é extremamente honrosa e uma afirmação para Mirko Slonka, treinador do Hannover, que saiu pelos fundos no Werder Bremen.

Na parte de baixo da tabela, as decepções com Stuttgart, Werder Bremen, Schalke 04 e Wolfsburg foram claras. O Bremen disputou a atual Champions League e foi enxotado na 4ª colocação em um grupo com Inter, Tottenham e Twente. Com a saída de Ozil para o Real Madrid, os verdes não tiveram condições de substitui-lo a altura e brigaram contra o rebaixamento, assim como o Stuttgart, que decepcionou mais uma vez seus torcedores, sem ser sombra daquele Stuttgart campeão alemão há poucas temporadas atrás. Já o Schalke ainda teve a desculpa de ter sido semi-finalista da Champions League, porém a equipe de Gelsenkirchen não passou da metade debaixo da tabela em nenhum momento na temporada. Mas decepção maior ficou por conta do Wolfsburg. O time dos brasileiros Grafite, Josué e Diego, campeão há 2 temporadas, acabou escapando do rebaixamento apenas na última rodada.

O Borussia Monchengladbach, virtual rebaixado desde as primeiras rodadas, ensaiou uma reação e acabou indo para a zona de repescagem e jogara contra o 3º colocado da 2ª divisão para tentar permanecer na divisão de elite. Mesma sorte não tiveram Frankfurt e St Pauli, que acabaram caindo diretamente. O Frankfurt, inclusive, esteve fora da zona de rebaixamento durante o seu jogo na última rodada contra o Borussia Dortmund, mas acabou sendo rebaixado no final das contas. Já o St Pauli, que subiu nessa temporada, voltou com a mesma velocidade. Após um primeiro turno razoável e segundo péssimo, o outro time de Hamburgo foi rebaixado com 2 rodadas de antecedência.

Pela segunda divisão da Bundesliga tem a volta de um clube tradicional. O Herta Berlin conquistou com grande antecedência o título e o direito de voltar a jogar na Bundesliga. O time do brasileiro Gustavo Ramos, que marcou 15 gols na temporada, está de volta após apenas um ano a sua queda. O Augsburg foi o segundo colocado e garantiu vice-campeonato e o acesso direto a primeira divisão. Já o Bochum ficou no 3º posto, empatado com o Augsburg, porém perdendo nos critérios de desempate, e terá de disputar a repescagem contra o Monchengladbach para decidir o time que irá ficar com a vaga na primeira divisão.

 

por Aldir Junior (@aldirjunior)